Noticias

Por Antônio Prado/Fesporte

Perseverança. Essa é a palavra de ordem embutida dentro do Programa Semente, da Fundação Municipal de Esportes de Indaial, que congrega um núcleo de ciclismo. O projeto atende gratuitamente alunos de 10 anos a 18 anos com treinos de mountain bike todas as terças, quartas e quintas feiras nos períodos matutino e vespertino na Pista do Parque Municipal Jorge Hardt, no bairro Ribeirão das Pedras.

São aproximadamente quatro horas de treinamento a cada turno, período em que se aprende a técnica do ciclismo, a superação de limites, determinação e foco nos treinamentos. Esse aprendizado foi essencial, por exemplo, para Carolina Theilacker Sommerfeld que aos 15 anos, após ingressar no projeto (que na época era Associação de Ciclismo Sapo Verde Trilhas & Estrada), participou de dois campeonatos mundiais, na Suíça obtendo a 14ª  colocação e na Austrália obtendo a 11 colocação em 1996.

Hoje o presente é Gustavo Selhorst, 14 anos, que em 2020 foi campeão da Taça Brasil /Ranking Nacional, em Curitiba/PR, na prova: XCO (Cross-Country), além de ser medalha de bronze nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, em 2018 na prova de estrada.

“Dentro da minha história no ciclismo, o Programa Semente foi fundamental para minha evolução e crescimento no esporte, pois ele me possibilitou melhorar minha técnica, participar de diversas competições  de elevado índice técnico”, enfatizou o campeão, que destacou que o suporte do município, de patrocinadores e a ajuda do programa foram de grande valia para as conquistas. “Agradeço ao treinador e todos que me incentivam”, diz.

Quem também é só agradecimento por participar do Semente é Luísa Gabrielle Elias, 16 anos. “O Programa Semente foi muito importante para mim no processo de iniciação da carreira, pois me ajudou muito em meu aprendizado e só tenho a agradecer, pois sem a Sapo Verde,o Doege a Leni e o Programa Sementesnada disto seria possível”, agradece.

Carolina, Gustavo e Luísa são exemplos de que a perseverança e foco nos treinamentos são decisivos para se alcançar objetivos propostos. E estas duas propostas estão presentes no dia a dia do projeto por meio dos ensinamentos do seu coordenador, o professor de educação física Carlos Doege, que gerencia o Programa Semente desde 2018, por intermédio da Fundação Municipal de Indaial.

“Para mim o Programa Semente é uma oportunidade a mais de colocar, em prática os meus conhecimentos e oportunizar os alunos de um aprendizado não só para uma vida esportiva exitosa, mas sim mostrar que só se alcança os objetivos com perseverança”, ensina o educador para em seguida destacar que os resultados  obtidos com o projeto de ciclismo mostram que é possível obter em pouco tempo resultados satisfatórios basta para isso realizar um trabalho bem feito personificado na dedicação de cada atleta.

E essa personificação pode-se ver diante dos resultados nas competições  que o Projeto Semente disputa. A experiência dos atletas para as conquistas é fruto da vive

vivência que a parceria do projeto  tem com a Associação de Ciclismo Sapo Verde Trilhas & Estradas, criada em 1994 e que é uma das entidades mais antigas em atividades de Santa Catarina que envolve projeto social por meio do ciclismo.

Eis alguns resultados e participações do Programa Semente

2018

JESC – 15 a 17 anos – Videira/SC – Thayná Maria Alves Broco – vice-campeã

JESC – 12 a 14 anos – São José/SC   – Gustavo Selhorst – 3 lugar

JOGUINHOS – Curitibanos/SC – 9 lugar geral

OLESC – Indaial/Timbó/Jaraguá do Sul –  8 lugar geral

 

2019

JESC – 15 a 17 anos – São Miguel do Oeste/SC – Thayná Maria Alves Broco –3 lugar

JESC – 12 a 14 anos – São José/SC   – Gustavo Selhorst – 2 lugar

Luisa Gabrielle Elias – 3 lugar

JOGUINHOS –Rio do Sul/SC – 10 lugar geral

OLESC – Indaial/Timbó/Jaraguá do Sul –  4 lugar geral

Taça Brasil /Ranking Nacional – Campo Largo/PR

Categoriainfanto-juvenil – Gustavo Selhorst – 2 lugar

Categoria júnior – Thayná Maria  Alves Broco  -3 lugar

Campeonato Brasileiro – Mairiporã/SP

Categoria infanto-juvenil – Gustavo Selhorst – 4 lugar

Categoria júnior – Thayná Maria Alves Broco – 3 lugar

 

2020

Taça Brasil /Ranking Nacional – Curitiba/PR

categoria infanto juvenil – Gustavo Selhorst – 1 lugar

categoria júnior – Thayná Maria  Alves Broco  -3 lugar

Copa Internacional de MTB – Araxá/MG

Categoria juvenil – LuisaGabriellielias – 5 lugar

Campeonato Brasileiro – Mairiporã/SP

Categoria infanto-juvenil – Gustavo Selhorts – 6 lugar

Categoria juvenil – LuisaGabriellielias – 6 lugar

Categoria júnior – Thayná Maria Alves Broco – 7 lugar


Rua: Max Colin, 1640, América - Joinville
Telefone: (47) 3422-0137
Copyright 2012 © Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por VEG Tecnologia